Um servidor seguro para sua empresa

Um servidor seguro para sua empresa

novembro 1, 2019 0 Por admin_ciclum
Spread the love

Você tem certeza que o servidor da sua empresa está seguro em relação às várias ameaças que podem complicar o trabalho dos colaboradores?

Para que as empresas possam potencializar os seus processos e manter a pleno vapor o trabalho das equipes é necessário o funcionamento do servidor(es) sempre ativo, esse desafio não é fácil, os vários requisitos técnicos e manutenções preventivas fazem parte dos procedimentos indicados e necessários para a vida saudável de uma máquina tão importante no ambiente empresarial, como um Servidor.

Um servidor é um computador desenvolvido  para ser usado de forma contínua e com o menor tempo de parada para manutenção, para isso é composto de componentes de qualidade superior e ainda redundância de alguns componentes críticos que são indispensáveis para mantê-lo  no ar, sendo mais informal e utilizando palavras menos técnicas, ele é fabricado com backup ou duplicidade de componentes, peças que são necessários no seu funcionamento, essa duplicidade de peças garante a continuidade do trabalho, como exemplo, a Fonte de Alimentação, parte do computador que energiza o restante dos componentes eletrônicos. No Servidor sempre temos suas Fontes ligadas simultaneamente nas tomadas elétricas, e caso uma delas queime, a outra assume imediatamente, evitando que a máquina desligue.

Também usa HDs de alta  velocidade para gravação e leitura mais rápido, também em duplicidade, para que possa ser feito uma cópia do HD principal para o secundário, possibilitando uma recuperação mais rápida caso um deles queimar. Outro recurso é o Hot Swap, com esse recurso você troca um HD sem precisar desligar o servidor, isso é impossível de fazer em um computador comum pois pode queimar o disco.


Sistemas Operacionais para Servidor

Os servidores são preparados para receber mais que um HD, dependendo do gabinete até 6 HDs e também várias placas de rede, para fornecer serviços de rede diferentes. Os Servidores são bem diferentes dos  computadores comuns já que sua estrutura e componentes internos são superiores para que possa ficar mais tempo em uso com alto nível de processamento, leitura e gravação, ou seja possa ficar ligado em funcionamento por meses sem necessidade desligá-lo, fornecendo o que for necessário para execução das aplicações instaladas e assim não prejudicar os usuários que usam seus serviços.

Servidor Seguro – Sistema Operacional

Falamos até agora de computador e componentes eletrônicos, mas faz parte também de um bom servidor um sistema operacional. Os mais conhecidos são: Windows Server, Linux/Unix e MAC-OS Server sendo o MAS-OS o menos popular. Quando falamos de estabilidade, menor custo e menor manutenção o Linux bate os outros na maioria dos requisitos.

Um Servidor Windows tem suas funções e qualidades, sendo em algumas situações a solução ideal, mas o Linux garante estabilidade, custo zero de compra pois é desenvolvido no sistema GNU(General Public License), que tem código aberto e livre para alterações.

Outro benefício do Linux é imunidade para praticamente todos os vírus criados para infectar servidores. O Linux tem aplicativos nativos, ou seja, que já vem na instalação e prontos para uso para configuração de Firewall e Proxy, utilizados para controles e proteção de ataques pela Internet.

Linux sem vírus

Uma das melhores funcionalidades do Linux é a instalação de banco de dados, serviços de guarda de  arquivos e backups, muitas aplicações que são executadas nos terminais da rede precisam de um sistema operacional robusto para rodar o banco de dados e o Linux é a melhor solução para isso. O Linux praticamente não trava, pois a gestão de processos é individualizada e o gerenciamento da memória é muito bem feita, sendo bem instalado e dimensionado de forma correta não precisará de manutenção por um longo tempo.

Em resumo, o custo atualmente para implantação de um servidor Linux é baixo em relação ao Windows e a mão de obra de manutenção já se equivale a outros sistemas operacionais, sendo muito baixa e a manutenção praticamente só do hardware, isso torna o Linux a melhor opção para quem precisa de um servidor seguro e robusto, que não deixe a empresa na mão quando mais ela precisa. Tenha certeza que uma boa implantação de um servidor Linux pode ter muitas vantagens e garantia de Servidor sempre funcionando.

Ailton Silva

Especialista em Segurança de TI com mais de  20 anos atuando na área de Tecnologia da Informação.