A verdade que ninguém nunca contou a você sobre controles manuais por causa da rede lenta

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre controles manuais por causa da rede lenta

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Então a sua rede está lenta e você não consegue acessar os seus sistemas ou arquivos para conseguir trabalhar corretamente, e ai você resolve que vai se utilizar das planilhas de maneira local no se computador, pois você acredita que assim você poderá continuar o seu trabalho sem muitos problemas, não é?

Talvez por inocência ou desconhecimento você faça isso, no entanto, você realmente não deveria. E existem alguns motivos para isso. Veja a seguir.

Área de trabalho não é segura

A verdade é que qualquer arquivo que você crie e salve exclusivamente na sua área de trabalho não estará seguro, pois o backup deles não será feito.

A única de garantia da segurança de algum arquivo é se ele estiver copiado no servidor. Uma vez que o arquivo esteja no servidor, ele permanecerá lá para sempre, e todas as atualizações feitas nele serão salvas automaticamente.

Já se você cria e modifica um arquivo na sua área de trabalho, é apenas lá que ele irá permanecer. E isso tem algumas implicações bem importantes. Duas delas são:

  • Se você deletar um arquivo acidentalmente, ele será apagado para sempre e depois a única maneira de recuperá-lo é por meio de aplicativos não muito eficazes ou por um extensivo processo de recuperação de dados direto no disco rígido, que é um processo bastante caro.
  • Dificilmente você terá acesso a versões anteriores do arquivo, então, se por um acaso você tiver salvado um arquivo em cima do outro, as informações do primeiro arquivo serão perdidas para sempre.

Em relação ao segundo ponto, existe a possibilidade de você dar sorte de recuperá-lo pela curta memória do próprio programa que você tiver utilizado para criar o arquivo.

Mas não conte com isso sempre, pois trata-se apenas de uma solução paliativa e que na maioria das vezes não atenderá as suas necessidades.

Dificuldade para atualizar as informações da rede

Existe também a possibilidade de que durante o período que você ficou sem acesso ao servidor, você de fato conseguiu trabalhar com versões offline de planilhas.

Você pensa que e agora tudo que você precisa fazer é substituir a planilha do servidor por essa mais atualizada que você fez. Não é isso? Porém, nunca será tão simples assim.

Se houver mais de uma pessoa que utiliza aquela planilha, por exemplo, é muito provável que cada um tenha alimentado-a com informações diferentes, e ai, e isso significa que se não houver cautela na hora da substituição, é muito provável que se anule o trabalho de um dos colaboradores.

Isso sem contar que muitas vezes o colaborador pode não ter o acesso para modificar assim algum arquivo que esteja no servidor, e isso é outro problema.

Pare para pensar no tempo que você irá perder conciliando as informações de todas as pessoas que utilizaram uma versão offline daquela planilha que estava no servidor? Um tempo valioso, um grande retrabalho que na maioria das vezes não vale a pena.

Claro, há também a possibilidade de acontecer algum erro na hora de substituir a planilha e isso simplesmente acabar não sendo possível. O que você faz? Sentar e chorar, não é a resposta certa.

No caso, se você realmente quer evitar todas essas situações explicadas a cima, a melhor maneira de fazer isso é investindo na sua rede para que você não passe por grandes problemas de lentidão, ou pelo menos os evite-os ao máximo.

Saiba como evitar a lentidão da sua rede

Existem muitas medidas que você pode tomar para evitar utilizar controles manuais por casa de uma rede lenta. Você verá agora algumas medidas que você pode tomar para evitar esse tipo de situação.

  • Configure a rede corretamente – muitos problemas de lentidão na rede podem ser causados por uma configuração equivocada. Seja pelos aparelhos físicos errados e não potentes o suficiente, cabos ruins ou até mesmo o local não apropriado para a colocação dos mesmos.
  • Proteção contra malwares – malwares, ou vírus se preferir, são um dos maiores causadores da lentidão de qualquer computador, ainda mais de um servidor. Eles não só vão utilizar da sua internet (a deixando mais lenta), como ainda comprometem a sua segurança roubando suas informações.
  • Não sobrecarregue a rede – outro motivo para a lentidão da rede é se houver máquinas de mais a acessando ao mesmo e sua potência não for o suficiente. Dispositivos móveis também são um problema.
  • Verifique o estado do provedor – também é possível que o problema esteja vindo do servidor do seu provedor de rede. Neste caso, a única solução é ligando para ele questionando o que está acontecendo e pedindo um diagnóstico.

Controles manuais são o seu último recurso: evite-os

É isso mesmo que você leu. Essa é a conclusão. Se você trabalha em uma pequena, média ou grande empresa e ao lado de vários outros colaboradores, evite utilizar controles manuais caso o trabalho de vocês seja compartilhado. Com certeza há um servidor que existe justamente para evitar completamente esse tipo de situação.

Você pode gostar dos seguintes artigos:

Gostou desse artigo? Acompanhe a Ciclum nas redes sociais Facebook LinkedIn e fique por dentro das novidades do nosso blog.

Equipe Ciclum