Como evitar gastos com recuperação de dados

Como evitar gastos com recuperação de dados

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum
Spread the love

O ativo mais importante de uma empresa são as suas informações. Elas são o material com o qual a empresa utiliza para trabalhar. E existem nesse caso as informações da empresa, que ela mesma produz, e as informações do cliente. Em todo o caso, qualquer informação pertencente a esses dois lados da moeda são de vital importância e jamais podem ser tratadas com pouco caso.

Tendo dito isso você já entendeu a importância que existe no armazenamento correto dos dados, certo? Agora, imagine o que aconteceria se, por exemplo, você perdesse estes dados? E não importa o motivo.

Pode ter sido a atuação de um hacker, uma tragédia inesperada da natureza ou pode ter até sido sem querer. A questão aqui é que você precisará recuperar essas informações. Não é mesmo?

E se forem informações muito importantes? Como se faz para recuperá-las?

Se você já passou por este tipo de situação, você sabe que a recuperação de dados (dependendo de como estes foram perdidos), pode ser uma empreitada bastante cara.

E o problema disso começa pelo fato de os dados estarem em sendo guardados apenas em uma HD.

Bem, justamente por isso, vamos ver agora a melhor maneira de como evitar gastos com recuperação de dados.

Mas primeiro vamos tentar entender o porque a recuperação é tão cara.

Fatores para considerar sobre a recuperação de um HD

Existem muitos detalhes que fazem cada recuperação de um disco rígido um trabalho único e que dificilmente pode ser repetido. Entre as coisas que precisam ser consideradas na hora da recuperação, estão:

  • Avaliação dos danos causados ao disco rígido e seus componentes
  • Quantos dados invariavelmente precisarão ser recuperados
  • E qual seria a urgência para se fazer isso

É necessário também entender se o dano é mecânico ou elétrico, pois isso já muda completamente a estratégia de recuperação dos dados.

E é levando tudo isso em consideração que se calcula tanto o tempo quanto o custo deste processo, que na maioria das vezes é sempre alto.

Os custos da recuperação de dados

Para se recuperar os dados de um disco rígido, por exemplo, são necessários muitos especialistas. Pessoas capacitadas na área de ciência da computação e até engenharia contribuem bastante com seus conhecimentos.

Uma rigorosa organização do ambiente no qual será feito a recuperação é outro grande custo. Para você ter uma ideia, é necessário que as salas tenham um controle de temperatura, ventilação e qualidade do ar que seja extremamente preciso.

A segurança também não pode ser deixada de lado, já que os discos rígidos não podem ser roubados e nem tocados ou utilizados por pessoas não autorizadas.

Há também um custo adicional bem grande caso algumas peças precisem ser substituídas, pois além de ser necessário a sua aquisição, muitas vezes elas nem estão disponíveis no país e portanto precisam ser importadas.

E por último: tecnologia de ponta como a de restauração de pratos do disco é bastante custosa. E por esses e outros motivo que você não deve ficar surpreso quando se deparar com a conta de um especialista na recuperação de discos rígidos.

Eles realmente têm muitas despesas para conseguirem recuperar os dados de um local que, na maioria das vezes, seria mais fácil dar por perdido.

Mão de obra e tecnologia não são coisas baratas, e você provavelmente sabe disso, levando em consideração que você investe em melhorias para a sua empresa constantemente, não é?

Mas então, afinal de contas, como eu posso fazer para evitar gastos com recuperação de dados?

Não perca seus dados

Se você quer evitar ficar gastando dinheiro para recuperar seus dados, dinheiro esse que você poderia estar investindo muito melhor dentro da sua empresa, você precisa se prevenir. E a melhor maneira de fazer isso é se utilizando de um backup.

Se você tiver um sistema de backup de dados bom, que o faça todos os dias, você nunca mais precisará se preocupar com perca de dados, pois todas as informações da sua empresa estarão lá, copiadas e seguras para serem recuperadas a qualquer momento com a maior facilidade do mundo.

Claro que você não pode confiar apenas no backup físico com HDs externos, se você puder, invista em solução de backup de nuvem. Utilizando um backup em nuvem você estará muito mais garantido quanto a segurança das suas informações. E não apenas isso.

Veja algumas vantagens do backup em nuvem:

  • Maior velocidade no armazenamento dos dados
  • Uma maior segurança acompanhada de criptografia dos dados
  • Atualização do backup em tempo real
  • Maior facilidade e velocidade para restaurar um arquivo ou pasta

Não existe uma fórmula mágica

Se você quer evitar gastos com a recuperação de dados a sua melhor opção é se prevenindo em primeiro lugar. Talvez você tenha que passar pela situação de perder dados mal armazenados pelo menos uma vez, para enfim perceber a importância disso.

E é na segunda e terceira vez que houver uma ocorrência que você então compreenderá o quanto de dinheiro você economiza sendo apenas precavido.