Como implementar a segurança dos dados do jeito certo

Como implementar a segurança dos dados do jeito certo

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum
Spread the love

Um dos principais e mais terríveis problemas que podem acontecer com a sua empresa é o famigerado vazamento de dados. Você já deve ter ouvido falar sobre isso. É a incomoda situação de ver os dados do seu servidor vazando e sendo expostos a público. E, consequentemente caindo nas mãos erradas. E veja bem, isso não é um problema para grandes empresas, quem dirá as pequenas.

Não dá para fugir da realidade. Todas as empresas estão suscetíveis ao vazamento de dados e invasões hackers. Não há um método 100% seguro de proteger as suas informações, pois, assim como as medidas de segurança se aprimoram, os hackers com seus malwares também.

Na realidade, é justamente por causa desses criminosos virtuais que a segurança de aplicativos, sistemas e servidores é aprimorada constantemente.

Agora veja algumas informações de como implementar a segurança dos dados do jeito certo na sua empresa.

Segurança da informação nativa

A segurança da informação é muitas vezes subestimada e tratada como algo complementar ou secundário, sendo que esta deveria ser tratada como uma característica integrante e essencial, principalmente no que diz respeito a tecnologia dos softwares.

Sim, isso mesmo. Os softwares que você utiliza na sua empresa podem perfeitamente possuir essa característica a mais passivamente. Por isso é sempre bom ver com a sua área de TI quais os melhores softwares que você poderia estar utilizando para executar uma determinada função, pois eles saberão te informar qual a opção mais viável.

Mas resumindo: quando você for adquirir um software (programa, aplicativo ou sistema operacional), tente verificar se ele já não possui recursos de segurança que seja nativo.

Veja o que uma segurança nativa deve proporcionar:

  • Acesso seguro a dispositivos e PCs utilizando-se de logon, mas com segurança de nível empresarial como reconhecimento de impressão digital e facial.
  • Criptografia como um recurso que protegerá os seus dispositivos moveis e que te dará algum alívio em caso furto ou perda em saber que seus dados pessoais estarão protegidos.
  • Detecção e alerta a respeito de violações de correio eletrônico, pois assim você será capaz de rastrear seus dados confidenciais enviados por e-mail, podendo impedir de maneia seletiva ações como cópia, impressão e até edição de dados confidenciais.
  • Alguma proteção automatizada contra malwares que seja capaz de detectar e enviar alertas de segurança.

Utilize um bom sistema de backup

Um dos princípios básicos para fazer a segurança dos seus dados é o seu armazenamento. Eles precisam estar guardados em local seguro, livre do acesso alheio e de pessoas não autorizadas, e principalmente dos hackers.

Contudo, não é tão simples assim. Por mais que os dados dentro de um servidor estejam mais seguros do que no HD de uma máquina qualquer, isso não significa que eles estejam suficientemente seguros. Pelo contrário. Se você realmente quer fazer a segurança dos dados do jeito certo, você precisa imediatamente investir em um sistema de backup.

Você não sabe o que é backup? De forma resumida, o backup é uma cópia de todos os seus arquivos e pastas que fica armazenada em ou local, teoricamente mais seguros. Assim, sempre que você sofrer um ataque e seus arquivos forem raptados ou deletados, você terá uma cópia de segurança e poderá restaurá-los facilmente.

Mas e onde ficam armazenados os dados desse backup? Existem duas formas. Ou você faz isso utilizando uma HD externa com amplo espaço, ou você utiliza o sistema de backup em nuvem, que possui algumas vantagens bem estratégicas, como:

  • Dimensionamento ilimitado e alta disponibilidade, sem perigo de sobrecarregar a manutenção ou o monitoramento.
  • Transferência de dados sem limite.
  • Gerenciamento de armazenamento automático, ou seja, não será necessário gastar com dispositivos de armazenamento locais.
  • Criptografia de dados
  • Você pode manter os seus dados guardados por até 99 anos.

Se recupere rapidamente de imprevistos como laptops roubados ou interrupções dos sistemas

E por último, se você quer garantir a segurança dos seus dados, você precisa ser capaz de se recuperar rapidamente de um imprevisto.

Neste caso, o backup em nuvem já é um grande auxílio para essa questão, por todas as vantagens que ele apresenta, tal como mostradas no tópico anterior. Todavia, a recuperação de dados vai um passo mais além.

Ela funciona da seguinte forma: com todos os seus dados em nuvem, isso significa que é possível acessá-los de qualquer lugar, de qualquer computador, notebook e etc., ou seja, se acontecer de um funcionário ir trabalhar, mas esquecer do notebook, ele pode perfeitamente acessar todas as informações dele utilizando a nuvem, e quando ele retornar ao seu computador, tudo que ele fez, todas as alterações estarão lá, atualizadas e prontas.

Estou seguro?

Se você não seguir essas dicas, as chances de acontecer alguma situação grave com a segurança das suas informações são muitas vezes maiores. Portanto, não dê bobeira. Seguro morreu de velho.