Como melhorar o desempenho do seu servidor do jeito certo

Como melhorar o desempenho do seu servidor do jeito certo

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

O servidor é o computador ou o software central de suma importância para a operação da empresa, acumulando e centralizando uma série de serviços e funções. Muitas vezes, inclusive, as empresas são 100% dependentes de um servidor, tanto que se este se encontrar fora do ar, ou em período de manutenção, a empresa basicamente fica em período ocioso e isso consequentemente acarretará em perda de faturamento.

Tendo dito isso, não seria de surpreender a relevância que existe em sempre buscar a melhor forma disponível de incrementar o desempenho do servidor que você esteja utilizando. Um servidor que desempenhe bem a sua função será capaz gerar uma otimização muito bem-vinda a todos os processos inerentes e dependentes dele. E isso, por sua vez, converte-se em agilidade e eficiência.

Ao passo que um servidor descuidado não só poderá acarretar em uma queda de desempenho geral, como também em situações muito mais periclitantes.

Bem, vamos agora falar sobre o jeito certo de melhorar o desempenho do seu servidor.

Investimento em memória RAM e HDD

Se você quer que o seu servidor trabalhe no ápice da a sua capacidade você não pode de forma alguma negligenciar alguns aspectos básicos de hardware que farão toda a diferença. E os principais aqui no caso são a memória RAM e a sua HD.

Um bom servidor precisa ter um dispositivo de HD com bastante espaço disponível para armazenamento de todas as informações e documentos produzidos e pertinentes à empresa. Mas claro, se você realmente quer um bom desempenho, invista em um bom HD.

Hardwares de marcas desconhecidas e que por sua vez possuem uma qualidade totalmente duvidosa, por mais que venham a ajudar em uma situação financeira difícil, a longo prazo podem ser bem mais prejudiciais e custosos.

Depois vem a memória RAM. A função da memória RAM é ler arquivos temporários e aleatoriamente, e ela faz isso de maneira rápida. Ou seja, quanto mais memória RAM disponível a máquina do seu servidor possuir, mais desempenho ela conseguirá apresentar.

Novamente vale a ressalva. De preferência a qualidade em detrimento do preço. Se você tem dúvidas em relação a isso ser tão importante, é só fazer as contas. Você prefere, por exemplo, gastar 25 reais a cada 3 meses por uma peça sem garantia e que para de funcionar sem mais nem menos? Ou prefere investir, digamos 100 reais por algo que você poderá contar com o funcionamento por pelo menos alguns anos? E cuja garantia é estendida? 

Atualize seu sistema operacional

Não é apenas uma questão de segurança, por mais importante que esta seja. Mas a realidade é que bugs, brechas do código-fonte ou qualquer erro ou mal funcionamento do sistema operacional da maquina que esteja servindo como servidor, irá invariavelmente contribuir para uma performance mais sofrida. E justamente por isso não se deve negligenciar a importância que as atualizações de sistema possuem.

Um sistema em dia com os seus updates será mais seguro. E com a segurança vem o conforto de poder trabalhar com mais agilidade sem correr o risco de alguma surpresa durante os processos. (São essas surpresas que fazem o processo ficar mais lento). Se você puder não adiar muito as atualizações automáticas do seu sistema operacional, faça esse favor a si mesmo e você terá uma razão a menos para se preocupar.

Faça diagnósticos periódicos da rede

Uma maneira inteligente de melhorar o desempenho do seu servidor é periodicamente fazendo diagnósticos em sua rede. E isso acontece, pois o ato de monitorar como o anda o desempenho de qualquer coisa é a chave para identificar os possíveis pontos de melhoria.

É com o uso destes diagnósticos periódicos que você conseguirá manter um histórico das últimas ocorrências, mudanças, atualizações e problemas. E com este histórico em mãos será possível criar estratégias específicas para se prevenir contra possíveis problemas. Principalmente aqueles relacionados a lentidão, transmissão e perda de dados. 

Otimização do processo de backup

Uma dica bem importante que pode ser ministrada é sobre a importância que existe na otimização do processo de backup de um servidor. Isso pode não parecer grande coisa a princípio, afinal de contas geralmente o backup é feito em um momento que não atrapalhe a rotina diária da empresa. No entanto, perceba que a importância desse processo não pode ser diminuída.

Primeiramente você precisa lembrar que é por meio do backup que se garante que não haverá perda de nenhuma informação valiosa para a empresa. Tendo isso já bem estabelecido, evitar que ocorra algum problema durante esse processo é de uma importância inquestionável.

Não economize dinheiro na hora de adquirir uma solução para fazer o backup do seu servidor, pois isso não só ajudará a otimizar o processo de copia dos arquivos, como garantirá que eles sejam copiados sem nenhum risco de corrupção.

Saiba mais,

Para se aprofundar no assunto leia: Como escolher o melhor servidor Linux?

Você ficou com alguma dúvida em relação ao assunto que abordamos ao longo deste artigo? Então, compartilhe-as conosco — ou mesmo suas experiências no assunto — no campo de comentários deste post!

Acompanhe nossas redes sociais Facebook e LinkedIn e fique por dentro das novidades do nosso blog.

Equipe Ciclum