Como se preparar para uma ataque Hacker em 7 passos

Como se preparar para uma ataque Hacker em 7 passos

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Nós nunca saberemos quando a nós ou a nossa empresa será alvo de um ataque hacker. Isso é imprevisível. Cotundo, você já ouviu falar (ou talvez tenha sofrido na pele) as consequências de um desses ataques. E isso não é algo que pode ser subestimado de forma alguma. Se você tem algum amor pela sua empresa, pelo seu negócio ou empreendimento, você precisa se precaver contra ciberataques. A menos que você esteja disposto a arriscar perder muito dinheiro…

Se você já decidiu que precisa se proteger, veja agora uma lista com 7 (sete) passos para você seguir que vão ajudá-lo a se proteger contra uma invasão hacker.

  • Primeiro passo – Conheça os riscos e as vulnerabilidades da empresa
  • Segundo passo – Tome cuidado com e-mails maliciosos, spams, websites estranhos e aplicativos que tentam se instalar em seu computador.
  • Terceiro passo – Não adie atualização de programas, sistemas operacionais e seu antivírus.
  • Quarto passo – Adote uma cultura de segurança por parte de todos os colaboradores
  • Quinto passo – Criptografe seus dados
  • Sexto passo – Mantenha o backup do seu servidor sempre em dia
  • Sétimo passo – Proteja o hardware da sua empresa, principalmente seu servidor.

Agora vamos falar um pouco sobre o que cada um desses passos significa na prática.

Conheça os riscos e as vulnerabilidades da empresa

Antes de iniciar um plano mais elaborado sobre como proteger os dados da sua empresa contra uma invasão, primeiro você precisa entender quais são os seus pontos cegos. Onde a segurança está mais precária. É preciso saber quais são as principais ameaças que o ramo da sua empresa está sujeita a passar e, isso inclui também os seus clientes.

Com essas informações no papel fica mais fácil traçar uma estratégia mais certeira para aumentar a segurança das informações. E isso inclui orientar melhor os colaboradores da empresa sobre medidas específicas ou gerais para eles se precaverem.

Um dessas medidas que pode ser citada, e que é uma medida geral, é sempre tomar cuidado ao criar senhas. Não faça senhas óbvias demais. As melhores senhas tem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Não abra e-mails desconhecidos

Não apenas e-mails, mas também não é aconselhável acessar sites suspeitos ou instalar programas com a extensão EXE. no seu computador só porque um site ou um e-mail está pedindo. A maioria dos sites não pede para o usuário instalar nada. E quando pede, a exemplo de bancos, é algo muito bem especificado e completamente seguro.

Não é difícil identificar sites falsos ou e-mails infectados por vírus. No caso dos e-mails, o remetente é desconhecido e o endereço do e-mail é bastante estranho, algo como xyzefhskservico@itauseguros.net. Já em relação aos sites, basta verificar no começo do seu endereço se eles aparecem como seguros.

Atualizações sempre em dia

As atualizações sevem um propósito bem claro e distinto: consertar erros, bugs ou brechas no código fonte dos aplicações. Ou seja, cada nova atualização torna o sistema que você estiver utilizando mais seguro contra invasão de hackers. E é justamente por isso que você não deve postergá-las ou ignorá-las.

Seus colaboradores também tem que saber a importância

Não basta que você apenas entenda a importância da segurança digital. Todos os seus colaboradores também precisam entender isso, para que assim eles mesmos possam tomar medidas preventivas, corroboram assim para um ambiente geral mais seguro contra ciberataques.

Criptografia dos dados

Outra medida adicional que pode ser utilizada para uma proteção incrementada das informações da sua empresa é a criptografia de dados.

A criptografia é uma técnica que faz com que todas as informações se tornem completamente ininteligíveis para qualquer um que não esteja acessando a máquina em questão. Ou seja, é como se os dados fossem transformados em códigos que soa a pessoa com a chave que permite a decodificação é capaz de entender. No caso, só você.

Backup em dia, menos um problema

O backup é uma etapa muito importante no processamento das informações da empresa. É por meio do backup que as informações são resguardadas em um ambiente mais seguro que o servidor local da empresa algum computador de uso diário.

Se você tiver o seu backup em dia e, algum hacker conseguir invadir seu servidor (mesmo você tendo feito todo o possível para se resguardar), pelo menos você poderá se assegurar de que não irá perder todas as suas informações. Depende é claro da periodicidade com que o backup é feito. Se for diário, talvez você perca um dia de trabalho. Mas antes um dia do que perder todas as informações que a sua empresa acumulou durante anos, não é?

Nem sempre o hacker invade pela internet

E por último, mas não menos importante, proteja o seu servidor fisicamente. Ou seja, não permita que qualquer tenha acesso fácil a ele. A verdade é que não dá para saber em quem você pode confiar, e a situação de alguém entrar e inadvertidamente infectar a sua máquina por dentro é algo perfeitamente plausível. Sabotagens existem, elas não são ficção. Fique atento!

Então, gostou deste artigo? Aproveite para aprender mais sobre outros temas. Confira nosso conteúdo Tudo que você precisa saber sobre segurança dos dados

Siga-nos no Facebook e Linkedin

Equipe Ciclum