Custos elevados com TI? Veja como resolver

Custos elevados com TI? Veja como resolver

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Se você tem uma empresa ou planeja abrir uma, você tem que por na ponta do lápis todos os gastos mensais que você irá ter. E entre eles, um que está se tornando cada vez mais imprescindível, é com a área de TI. Se você não sabe, TI é a abreviação de “tecnologia da informação”. Em outras palavras, tudo que é pertinente a tecnologia para auxiliar no fluxo das informações, seja utilizando de auxílio para a monitoração de servidores internos, consertos em computadores, desenvolvimento de sistemas próprios e outras mais facilidades relacionadas a área.

Mas quanto exatamente se gasta?

Para se ter uma ideia da importância que essa área carrega para o bem-estar e prosperidade de uma empresa, em 2018, de acordo com a pesquisa anual da GVCIA, as empresas brasileiras gastaram em média 7,7% do seu orçamento anual com essa área. O que é surpreendente, dado a situação econômica do país, e levando em consideração que esse número aumentou se comparado ao ano anterior.

Existem alguns motivos para esse aumento de investimento. Em parte porque os donos das empresas estão começando a perceber a importância que investir em tecnologia tem e o quanto ela pode contribuir para o seu negócio, e por outro lado por imposição do próprio governo, a exemplo das notas fiscais eletrônicas.

Em todo o caso, nem todo mundo está com dinheiro guardado pronto para sair investindo e, alguma economia aqui e ali sempre faz bem. Justamente por isso, veja agora algumas dicas para reduzir o seu gasto com tecnologia de informação.

A economia está na nuvem

Se você já tem alguma estrutura de TI na sua empresa, você deve saber que a maioria dos gastos pode ser quantificada na estrutura física que precisa ser mantida na intenção de organizar os serviços. E a solução é bem simples: migre a maioria ou todos os dados e sistemas que a empresa tem e utiliza para uma solução em nuvem.

O nome disso é Cloud Computing. E se você conseguir fazer essa transição, você não só economizará tempo e dinheiro, como também trará mais segurança para a sua operação. No entanto, não se iluda, é necessário analisar com cuidado tudo que realmente pode ser transposto para a nuvem, ainda mais se estamos falando de sistemas e programas.

A automatização é o futuro

O que pode soar alarmante para muita gente com medo de perder os seus empregos, é inevitavelmente o caminho a se seguir. Todas as tarefas e rotinas que são feitas diariamente da mesma forma podem perfeitamente serem automatizadas por meio de softwares. E isso não só economizará em mão de obra, mas também em custos com estações de trabalho e maquinário. Uma boa economia.

É preciso investir em equipamentos de qualidade

Uma economia idiota que jamais deve ser feita é em equipamentos e ferramentas de trabalho. Tentar economizar dinheiro com o que é fundamental é um tiro no próprio pé.

Por mais que você consiga enxugar gastos com funcionários, ainda será necessário que haja pessoas que consiga tomar decisões por meio de analise de dados. E para elas fazerem isso, elas precisam ter os equipamentos certos. Os melhores softwares e hardwares disponíveis.

Não adianta nada comprar uma peça barata se mês que vem ela precisará ser substituída. Além do regasto e do retrabalho, você também põe em risco a sua estrutura com equipamentos de origem duvidosa. Não faça isso.

Virtualização da estrutura dos servidores

Algo que também pode contribuir bastante para a redução de gastos com a área de TI é a virtualização do seu servidor. Você não sabe o que é isso? Clique aqui e aprenda.

Entre as vantagens da virtualização de um servidor, podemos citar:

  • Alocação de recursos de rede mediante demanda
  • Facilidade de manutenção
  • Otimização de espaço físico
  • Backups facilitados e aumento na segurança
  • Redução de custos operacionais

Melhore a sua relação com a área de TI

Isso é uma questão organizacional e administrativa. Um bom gestor sabe que a relação entre o pessoal da sua empresa tem uma importância ímpar. E com a área de TI não é diferente.

Se cada departamento ou setor souber explicar e especificar bem quais são as suas principais demandas e dificuldades, soluções poderão ser encontradas com muito mais facilidade e decisões unilaterais que venham de cima poderão ser melhor avaliadas antes de serem postas em prática, evitando assim perda de tempo (consequentemente dinheiro) e contribuindo para um melhor ambiente.

Não tenha medo de terceirizar

E para finalizar vamos falar sobre terceirização. Essa talvez seja a melhor forma de economizar dinheiro com a área de TI. Seja terceirizando algumas funções ou até mesmo o departamento inteiro. Na realidade, hoje em dia não é incomum que pequenas empresas façam o famoso outsourcing do departamento de TI.

E no final das contas é uma decisão lógica, pois, a menos que o seu ramo seja a tecnologia da informação, você certamente não tem tempo para perder com isso. A terceirização, se bem feita, pode não só diminuir os gastos como ainda por cima aumentar a qualidade da prestação de serviços. Pense nisso.

Separamos dois artigos que você pode se interessar:

Como são as ações para otimizar os custos de TI na sua empresa? Comente abaixo e quem sabe você possa inspirar outros profissionais com as suas estratégias.

Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo como esse. Nos acompanhe em nossa rede social Facebook e Linkedin

Equipe Ciclum