Desempenho do servidor gerando atrasos nos compromissos? Veja como resolver

Desempenho do servidor gerando atrasos nos compromissos? Veja como resolver

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Às vezes não é possível trabalhar corretamente ou tão bem quanto gostaríamos por motivos alheios a nossa competência. E muitas vezes isso pode acontecer por causa de um servidor lento. Ou melhor, um servidor que está desempenhando muito abaixo do que o esperado. E esse tipo de situação pode não só ocasionar em atrasos na entrega de documentos ou serviços importantes, como em algumas situações até gerar penalidades financeiras, em decorrência do demora.

Há um cem número de razões que podem explicar o baixo desempenho de um servidor, mas primeiro vamos falar um pouco sobre as consequências que isso pode gerar para a execução do trabalho no dia-a-dia.

Atrasos geram multas

Se você é uma empresa que presta serviços de consultoria para outras empresas, por exemplo, e no seu contrato está estipulado que você precisa enviar mensalmente uma série de documentos em um determinado prazo, tente imaginar o que acontece se você atrasa essa entrega?

Dependendo dessa situação, você certamente terá que pagar alguma multa. Às vezes pode ser uma multa pequena, mas em outros casos pode ser uma multa extremamente debilitando a operação financeira da sua empresa. E se isso acontecer, quem você poderá culpar?

Você não pode chegar para o cliente e dizer a ele que foi culpa da lentidão do seu servidor, ou que o seu servidor estava desempenhando mal e por isso você não conseguiu gerar os arquivos a tempo. O seu cliente não se importará e, sabe qual é o pior? Ele terá razão. Era sua obrigação enviar os documentos no tempo hábil.

É claro que é sempre bom verificar todas essas responsabilidades nas clausulas do contrato que vocês assinaram. Mas é de praxe que a culpa será sua. Até porque, na melhor das hipóteses o cliente apenas ficará chateado com você. Não é? Mas tome cuidado com isso.

Multas geram insatisfação do cliente

Se por um acaso no seu ramo de serviço multas por atrasos não são uma realidade muito comum, isso não anula o fato de que o atraso na entrega do serviço em si já é um grande problema a ser considerado e levado a sério.

Se você atrasa a entrega daquele serviço ou produto que você prometeu ao seu cliente, você com certeza fará ele pensar duas vezes na hora de vir negociar com você. E ele também começara a achar que você é incapaz de cumprir com suas promessas e combinados e, portanto, desmerecendo a sua reputação e manchando a sua imagem.

Perder pontos com um cliente é muito fácil. Nunca sabemos o que realmente pode acabar desagradando a ele. Às vezes pode ser um problema minúscula, apenas um detalhe, algo que talvez nem estivesse no seu controle, mas só isso já o suficiente para ele se recusar a continuar trabalhando com você.

Agora, o real problema acontece quando o cliente deixa de querer os seus serviços ou produtos por algo técnico como “lentidão no servidor”, que ocasionou atrasos em entregas. Porque isso é algo que na maioria das vezes você pode evitar. Então porque querer correr esse risco?

Dicas para melhorar o desempenho do seu servidor

Se você não quiser mais perder clientes porque o seu servidor está desempenhando mal, siga as dicas a seguir.

  • Tome cuidado para não rodar muitos programas ou aplicativos ao mesmo tempo, o servidor é um computador e ele tem o seu limite.
  • Sempre atualize o seu sistema operacional, pois esta é uma das melhores formas de se prevenir contra ataques de hackers. Um sistema operacional desatualizado fica muito vulnerável, essa vulnerabilidade ocasiona lentidões.
  • Não se esqueça de usar um sistema operacional original e programas e aplicativos também originais. Versões piratas, por mais baratas que sejam, não te darão qualidade e irão por o seu negócio em risco, tanto por não ser seguro como por uma possível fiscalização.
  • Não permita que o seu servidor superaqueça. Se ele não estiver amparado por um bom sistema de resfriamento, ele certamente irá ficar mais lento e até coisas piores podem acontecer, como ele parar de funcionar de vez.
  • É preciso ter memória RAM o suficiente para desempenhar suas funções, ele certamente começará a sofrer de lentidões. Pois a memória RAM é um dos componentes principais para a execução das informações.
  • Sempre atualize os seus drivers, todos eles. E isso inclui drivers de som, de vídeo, de periférios e etc. Drivers desatualizados podem ser inclusive os culpados por travamentos e congelamentos.
  • Invista em uma boa HD, pois caso o disco rígido do seu servidor não tenha espaço o suficiente, ou esteja danificado de alguma forma, o desempenho irá cair vertiginosamente.
  • Monitoramento constante é a chave do sucesso. Se você quer que o seu servidor desempenhe bem hoje e sempre, é necessário monitorar a forma como ele se comporta diariamente, pois só assim você conseguirá saber os seus pontos fracos, onde ele precisa melhorar e até prever futuros gargalos.

Separamos alguns artigos para você se aprofundar no assunto:

Gostou? Conta pra gente aqui nos comentários o que a sua empresa adota para reconhecer os colaboradores!

Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo como esse. Nos acompanhe em nossa rede social Facebook e Linkedin

Equipe Ciclum