Multas e penalidades por problemas no servidor? Veja como resolver

Multas e penalidades por problemas no servidor? Veja como resolver

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum
Spread the love

Somos dependentes de internet, da conexão com servidores internos e externos e, justamente por isso quando alguma coisa de errado acontece com eles, nos vemos em uma situação bastante delicada. Agora, imagine que você presta serviços de consultaria para clientes, e os clientes estão esperando que você envie um documento para eles. No entanto, como seu servidor estava fora do ar, você perdeu o prazo para enviar o documento e uma multa foi gerada.

Você é capaz de argumentar com o cliente que a culpa é dele e ele tem que pagar essa multa? Na maioria das vezes isso não será possível. E até mesmo se você quiser manter o seu cliente, o melhor a se fazer é assumir a culpa e pagar a tal penalidade. Uma vez que aconteça, pode não parecer grande coisa. Mas e se o seu servidor começar a cair e ficar fora do ar com frequência? O que era uma multinha pode acabar se tornando um baita prejuízo.

Então, está bastante claro que se você quiser evitar situações assim, de prejuízo financeiro, sua prioridade deve ser a de manter o seu servidor o mais estável possível. Veja agora algumas dicas de como evitar pagar multas e penalidades por problemas no servidor.

Verifique a conexão da sua rede

Uma conexão lenta é um problema comum e que pode ser resolvido com facilidade. E é justamente por isso que você deve se prevenir para evitar ter problemas com a sua conexão, pois se você tiver problemas com a sua conexão, você invariavelmente terá problemas com o seu servidor. Uma coisa leva a outra. Enfim, para ter uma conexão de rede mais estável, verifique:

  • Se os roteadores, modens ou repetidores foram instalados corretamente
  • Se os colaboradores estão utilizando-a devidamente
  • Se não há muitos aparelhos móveis conectados
  • Se ela não foi invadida por malwares

Monitoramento é essencial

Se você quer evitar que o seu servidor passe por problemas severos, uma das melhores opção é o monitoramento constante da saúde dele. Só assim você poderá ter dados coerentes e históricos para poder comparar e identificar os pontos fracos e de melhoria.

Isso sem contar é claro que, antes de um grupo problema, sempre aparecem sinais indicando. E é com o monitoramento e o auxílio de uma boa equipe de TI que você conseguirá prever novas situações futuras.

Atualizações são indispensáveis

Se você acha entediante ter que ficar atualizando sistemas operacionais, programas e o seu antivírus (que inclusive você deve investir em um bom), saiba que isso é uma das atitudes que poderá salvar você de um desastre financeiro.

O motivo das aplicações em geral estarem sempre sendo atualizadas é porque a internet está em constante evolução e novas ameaças são constantemente criadas. E a única maneira de se defender destas ameaças é investindo em uma boa defesa. No caso, a defesa dos programas, sistemas e antivírus é feita pelo upgrade constante pelos quais eles tem que passar.

As atualizações de sistema servem basicamente para consertar erros, bugs, brechas de sistema e outros pontos fracos que surgem com o tempo, ou que simplesmente não haviam sido percebidos desde o começo.

Se você não atualiza seus sistemas e prefere correr o risco de trabalhar com versões antigas deles, simplesmente porque você não quer perder algum tempo de serviço para permitir que eles se aprimorem, saiba que estará pondo em risco toda a sua operação.

Hardware de qualidade é importante

Não subestime toda a diferença que um bom hardware pode trazer para o desempenho do seu servidor. Quanto mais memória RAM e mais espaço de HD ele tiver, melhor será o seu desempenho e velocidades. Mas não apenas isso. Um bom processador também pode fazer toda a diferença.

Em outras palavras, às vezes o problema pode ser a sua máquina que simplesmente não está otimizada suficiente para conseguir fazer um bom serviço.

Se proteja contra malwares e hackers

A maneira como os hackers atuam é a seguinte: eles chegam até o seu computador por um e-mail malicioso, geralmente SPAMS, ou por um site suspeito que te pede para baixar um programa EXE., e você inocentemente o faz.

Tendo conseguido infectar sua máquina com um malware, o hacker começa a utilizar da sua conexão de rede (a deixando mais lenta) para roubar suas informações.

Ou seja, o malware não só causa lentidão como ainda pode ser o responsável por um incalculável prejuízo financeiro.

Sim, prejuízo financeiro, pois imagine que algum hacker consegue invadir o seu servidor por causa de um descuido, e uma vez lá ele rouba informações dos seus clientes? O que você acha que aconteceria se ele vazasse essas informações? Nada de bom.

E nem adiantaria pagar o resgate que o criminoso pedisse, pois não haveria garantia de que ele devolveria as informações.

Resumindo: se você quer evitar pagar multas e penalidades diversas, proteja o seu servidor das ameaças virtuais. Nunca abra e-mails desconhecidos ou baixe aplicações desconhecidas. E sempre mantenha seu antivírus (empresarial, nunca gratuito), atualizado.