Tudo o que você precisa saber sobre rede lenta

Tudo o que você precisa saber sobre rede lenta

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum
Spread the love

O mundo está a cada momento mais e mais conectado a internet, e chegamos a um ponto que é praticamente inconcebível trabalhar sem estar conectado na rede mundial de computadores. E certamente que, se os  computadores e a internet foram a solução de muitos de nossos problemas, isso não significa de forma alguma que eles sejam perfeitos e isentos de problemas.

Na realidade é o contrário disso. A internet pode sofrer de uma série de problemas bem comuns. Um deles, que talvez seja o que mais incomode, é a lentidão. E uma rede lenta pode acarretar em uma série de problemas físicos, tecnológicos e atualmente, até psicológicos.

A triste realidade é que o ser humano está cada vez mais conectado, e essa conexão entre homem e máquina faz com que nós criemos uma falsa ilusão de que as coisas talvez não estejam funcionando rápidas o bastante. É a ansiedade falando. No entanto, isso não muda o fato de que uma rede lenta pode ser prejudicar bastante o serviço de uma empresa.

Veja agora tudo que você precisa saber sobre uma rede lenta.

Configure sua rede da maneira certa

Existe a possibilidade de a sua rede estar lenta porque os componentes de hardware e software foram mal configurados. No caso, quando falamos de hardware, nos referimos a roteadores e ao cabeamento.

Se o roteador for mal posicionado, o sinal não será transmitido corretamente e com sua máxima potência, ocasionando a lentidão.

Já no caso dos cabos, se estes forem antigos, é possível que não estejam mais funcionando corretamente, e nesta situação a melhor solução é substituí-los mesmo. Nada dura para sempre.

Tendo dito isso, fica claro a importância de uma empresa ou alguém especializado no assunto para conseguir fazer uma configuração adequada desde o início.

Se proteja contra malwares

No caso, não é apenas uma questão de prevenir a lentidão da sua rende, mas também de proteger o seu servidor e demais computadores.

Quando um computador é infectado por um malware esse por sua vez começa a utilizar a rede para roubar informações. Ou seja, ele não só torna a rede da sua empresa lenta por estar utilizando ela, mas também pode estar usurpando indevidamente informações importantíssimas.

Para conseguir contornar esses dois problemas de uma vez só, basta ter um bom antivírus instalado. E sempre mantê-lo atualizado. E certamente que você não deve optar pela versão gratuita para a sua empresa. Problemas corporativos pedem soluções corporativas.

E é sempre bom frisar a importância que uma boa área de TI tem para esse tipo de situação.

Não sobrecarrega sua rede

Toda rede possui um limite de velocidade disponível. E essa velocidade é por sua vez dividida entre todos os usuários que estiverem acessando ela. Ou seja, quanto mais usuários estiverem acessando a rede de forma simultânea, logicamente que menos velocidade ela irá ter para oferecer individualmente.

Há também aquelas situações em que a rede é usada de forma inadequada, ou seja, para fazer algo que esteja fora da rotina. Talvez baixar um programa muito grande e pesado, ou fazer o upload de um arquivo, ou até porque não, jogar um jogo online?

Essa última situação pode parecer extrema em um local de trabalho, mas é um ótimo exemplo uma atitude completamente incorreta dentro de um ambiente de trabalho que por sua vez prejudica a velocidade da rede.

No entanto, é preciso considerar que cada departamento tem uma necessidade diferente para o uso de rede, e uma boa solução para isso é usar algum sistema de distribuição de tráfego, limitando assim a conexão para a necessidade de cada usuário.

Dispositivos móveis?

Uma outra forma de sobrecarregar a sua rede é quando acontece de haver muitos dispositivos móveis conectados a ela ao mesmo tempo, como celulares, tablets, e etc. Para solucionar esse gargalo (afinal de contas você não vai querer negar wifi para os seus clientes, não é?), basta criar uma rede exclusiva para estes aparelhos.

Certifique-se de que o provedor está provendo

E por último, mas não menos importante, às vezes o problema não é necessariamente interno. Pode ser algo que vem de fora e não está sempre sob o nosso controle, como por exemplo, falhas no servidor da rede. E entre as causas que podemos citar para problemas na rede, estão:

  • Deficiência de manutenção
  • Fatores de clima
  • Problemas técnicos

Caso você comece a ter este tipo de problema, a primeira coisa que você deve fazer é ligar para o seu fornecedor de internet e exigir um diagnóstico da rede para identificar o problema o mais urgentemente possível, visto que uma rede lenta não só atrapalha o trabalho, mas também pode acabar fazendo você perder muito dinheiro.

Uma dica interessante é investir em equipamento de maior qualidade, como por exemplo, a fibra ótica, que é uma estrutura que aumenta de maneira significativa tanto a velocidade quanto a qualidade da sua rede.