Tudo que você precisa saber sobre segurança dos dados

Tudo que você precisa saber sobre segurança dos dados

janeiro 15, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Se você tem uma empresa você deve saber que não existe garantia de segurança 100% para absolutamente nada. O fato é que se você nunca sofreu com um ataque hacker, nunca teve problemas com brechas de sistemas ou vazamento de informações de clientes, você certamente teve sorte até o momento.

E isso não é necessariamente algo completamente bom, pois muito provavelmente também significa que você nunca precisou dar muita importância para a segurança das informações que você tem em seu poder. E isso pode acabar se tornando um problema. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre a segurança dos dados.

Ambiente de riscos

Para se ter uma ideia da importância que a segurança dos dados possui, foi realizada uma pesquisa pela Symantec, uma das líderes em soluções de antivírus da atualidade, que indicou que ao longo de 2016, as empresas brasileiras obtiveram um prejuízo na casa de R$ 33 milhões por conta de ataques hackers ou falhas na segurança cibernética.

Mais de 40 milhões de pessoas no país foram afetadas por ataques hackers em 2016. E esse número é absolutamente alarmente.

O que é segurança de dados?

Quando falamos em segurança dos dados estamos basicamente tratando a respeito de assuntos como a proteção contra ameaças cibernéticas (intencionais ou acidentais), da modificação sem autorização de algum dado, ou literalmente do sequestro e destruição de informações privadas. E não importante se são informações muita importantes ou pouco relevantes. Todo dado tem o seu valor para uma empresa.

Comumente podemos falar a respeito de três características que ditam a análise, o planejamento e a instauração de procedimentos e equipamentos para assegurar a seguridade dos dados de uma empresa. E eles são:

  • Confidencialidade – Limitação de quem terá acesso a visualizar, analisar ou modificar as informações.
  • Integridade – a garantia de que as informações manterão o seu estado original sem modificações não autorizadas por quem detém o direito de fazê-lo.
  • Disponibilidade – significa que as informações deverão sempre estar disponíveis para alguma consulta por aqueles que tiverem o direito e permissão para consultá-las.

E é com esses três princípios que se garante a segurança de uma informação.

Ferramentas para a segurança de dados

Antes de explicar sobre as ferramentas que se utiliza para assegurar a integridade dos dados, é necessário entender a diferença entre o controle lógico e o controle físico das informações, pois as ferramentas são usadas nestes dois sentidos, por serem complementares uma a outra.

Controles físicos

São literalmente as coisas que protegem a infraestrutura do seu sistema de informações, tais como:

  • portas
  • paredes
  • trancas
  • blindagem
  • vigias

E são com essas coisas que se impede que uma pessoa não autorizada, com o intuito de destruir ou roubar, adentre o local onde está o seu servidor ou hardwares importantes.

Controles lógicos

Já os controles lógicos tomam conta da outra parte da segurança, a que geralmente é mais vulnerável a ataques. Ou seja, tem a função de impedir que as informações importantes que você possui em um computador ou no seu servidor sejam comprometidas, que os três princípios da segurança dos dados sejam violados.

Apenas pra você se situar melhor, veja alguns exemplos de mecanismo que são controles lógicos:

  • Criptografia 
  • Assinatura digital 
  • Honeypot 
  • Controles diversos de acesso
  • Biometria
  • Palavras-chave
  • Cartões inteligentes
  • Firewalls

Erros na segurança de dados

Uma coisa que com certeza faz um gestor de uma empresa entender a importância que existe na segurança dos dados é quando o pior acontece e seus dados são invadidos. Na maioria das vezes isso literalmente significa um grande prejuízo financeiro. E não apenas financeiro, às vezes o trabalho pode perfeitamente se tornar inviável.

Imagine que você não possui nenhum mecanismo de segurança de dados, e isso inclui a inexistência de um mecanismo de backup. Ou pior, se o seu sistema de backup falhasse porque você não foi cuidadoso o suficiente com ele. Sabe o que aconteceria com todo aquele acumulo de informações dos últimos anos? Elas seriam perdidas para sempre.

E na maioria das vezes, seria custoso e demoraria demais para recuperar essas informações. Em resumo: o seu negócio iria para o brejo.

Todavia, existem algumas razões principais que levam as empresas de forma geral a não terem uma segurança de dados tão otimizada, e entre elas podemos citar.

  • Não realização de um planejamento completo
  • Não alinhamento a política de segurança com a diretoria
  • Falta de treinamento para a equipe
  • Falta de clareza quanto às normas de proibição.

Ou seja, antes de mais nada, é uma questão administrativa.

Veredito

Se você não quer sofrer prejuízos desnecessários, seja financeiro ou material, já está mais do que na hora de você buscar mais conhecimento sobre o assunto deste artigo e, mais do que isso, fazer uma implementação imediata de medidas, mecanismo, diretrizes e ferramentas de segurança. Não deixe de investir no que é importante.

Leia mais:

E aí, o que achou do conteúdo? Foi informativo? Então curta a nossa página no Facebook e Linkedin para obter mais dicas de contabilidade para a sua empresa!

Equipe Ciclum