8 cuidados que sua empresa deve ter para melhorar o desempenho do servidor

8 cuidados que sua empresa deve ter para melhorar o desempenho do servidor

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Praticamente qualquer empresa atualmente depende de um servidor para manter as suas operações funcionando. Seja um servidor interno ou servidores externos que abrigam sites e ferramentas. E com a crescente dependência em servidores, também o cuidado que se deve ter com essas máquinas aumenta. Trabalhar quando o seu servidor está passando por instabilidades ou lentidões pode ser muitas vezes quase impraticável.

Para ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu servidor juntamos neste artigo 8 dicas bastante úteis que você pode começar a por em prática na sua empresa.

Faça updates no hardware

Para que o servidor consiga desempenhar bem o seu papel ele precisa ter recursos físicos para isso. Isso significa que ele precisa estar preparado para suportar a carga de trabalho a qual ele será submetido. E a única forma de garantir que ele terá potência o suficiente é tendo uma boa configuração de peças. Um bom servidor precisa ter espaço de sobre no disco rígido, muita memória RAM e um processador poderoso. Não adianta, é necessário fazer investimento para se tirar o melhor desempenho.

Aprimore o processo de backup

Outro cuidado que você pode ter para melhorar o desempenho do servidor é com é aprimorando o processo de backup. O backup é a cópia de todas as informações e trabalhos que foram feitos para uma HD secundária. Até pouco tempo atrás esse processo era feito manualmente em uma HD externa, o que muitas vezes era algo que levava tempo e podia acabar atrapalhando a rotina do estabelecimento.

Atualmente existe o backup em nuvem. O backup em nuvem é a cópia de todas as informações do escritório para uma HD que fique online 24hr. O processo acontece de forma automática e as informações ficam muito mais seguras lá. Sem contar é claro que o seu processador ficará mais livre para as outras operações que ele tem que fazer.

Não adie atualizações de segurança

Se há algo que pode verdadeiramente atrapalhar o desempenho do servidor são os danos causados por vírus e hackers e o mal desempenho de programas e sistemas. E ambas estas situações podem ser remediadas simplesmente aceitando as atualizações automáticas que vire e mexe aparecem para serem feitas. Portanto, não fique as adiando muito tempo, elas são de suma importância.

Gerencie corretamente os recursos

Também é importante tomar cuidado com os recursos do sistema. Algumas aplicações ou programas podem estar mal codificados ou simplesmente desatualizados (Lembra da dica acima?). Neste caso é necessário verificar o código e a arquitetura do banco de dados para descobrir exatamente onde está acontecendo o problema. Claro que para isso a melhor indicação é possuir uma boa equipe de TI para oferecer o suporte.

Um bom sistema de resfriamento pode fazer toda a diferença

O servidor assim como qualquer outra ferramenta tecnológica movida a eletricidade, invariavelmente, esquenta. E no caso específico de um servidor e esse aquecimento pode ser ainda mais atenuado. Na realidade, não é incomum que servidores superaqueçam. E o superaquecimento pode causar uma série de problemas, entre eles:

  • Derretimento ou queima de componentes internos
  • Lentidão na execução dos processos
  • Travamentos constantes
  • Desligamentos abruptos

A melhor forma de evitar que o servidor superaqueça e causa problemas, é instalando um bom sistema de resfriamento. Além de coolers potentes, o servidor também precisa estar localizado em um local arejado, fresco e com sistema de ar condicionado em tempo integral.

Se previna contra invasões vírus e invasões hackers

Uma causa bastante comum para o baixo desempenho de servidores é a sua falta de segurança. Um servidor sem grandes medidas de segurança como antivírus, firewalls e com suas atualizações em dia, corre o risco de ser infectado por vírus ou atacado por hackers.

Os vírus por sua vez podem imediatamente afetar o processamento da máquina, a fazendo trabalhar mais para entregar menos desempenho. Comendo a memória, comendo espaço no disco rígido e no geral danificando até os componentes físicos.

Invista em utilitários para ajudar no desempenho da máquina

Algo que pode ajudar o desempenho do servidor, por sua vez, são utilitários específicos. Utilitários são programas que servem para compor a infraestrutura da máquina, que pode ser usado para a compactação de dados, limpeza de discos rígidos e partilha de conexão.

Todavia é importante ressaltar que estes programas são mais recomendados para pessoas com um maior nível de conhecimento em informático. Uma equipe de TI, por exemplo, saberia como utilizá-los.

Faça o monitoramento constante da condição do servidor

E por último e talvez mais importante, o monitoramento. Essa é outra tarefa que também geralmente é executada pela equipe de TI, ou seja, se você não tem uma, invista nisso. Inclusive, a terceirização desse departamento pode ser uma excelente solução se a sua empresa for pequena.

O monitoramente em si serve para verificar as condições do servidor. Caso aconteça algum problema você saberá e poderá se precaver para que ele não volte mais a ocorrer, pois você terá um histórico em mãos.

Você pode gostar de Tudo que você precisa saber sobre desempenho do servidor

Para se aprofundar você pode ler: Como funciona um servidor Linux?

Gostou das dicas que demos neste artigo? Conta pra gente aqui nos comentários os procedimento que a sua empresa adota para melhorar o desempenho do servidor.

Continue nos seguindo em nossas redes sociais Facebook e LinkedIn para receber mais conteúdos assim.

Equipe Ciclum