8 dicas sobre como evitar servidor lento

8 dicas sobre como evitar servidor lento

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Um dos principais problemas enfrentados por uma empresa é em relação às condições de trabalho do servidor. Se esta parte fundamental das operações for negligenciada o trabalho pode começar a ser afetado. O fato é que o servidor é a peça central da empresa, e se ele não estiver em boas condições de uso por começar a apresentar lentidão na hora de executar os processos.

Para resolver essa situação, listamos 8 dicas que irão ajudá-lo a evitar que o seu servidor apresente lentidão indesejada e prejudique o seu trabalho.

Mantenha as atualizações de programas e do sistema sempre em dia

Um dos principais cuidados que você precisa ter para manter o servidor sempre em boas condições é em relação as atualizações. Atualizações sevem não apenas para incrementar recursos de um programa ou sistema, mas também aumentar a sua proteção e o seu desempenho. É comum vermos programas que em suas versões iniciais são lentos e pesados e em suas versões mais recentes se tornaram leves ágeis.

E claro, a segurança também é importante. Um programa ou sistema não seguro pode ser alvo de ciberataques que não só irão danificar a eficiência deste como talvez do servidor inteiro por consequência.

Invista em uma boa configuração de hardware

Se você quer evitar que o seu servidor fique lento você precisa investir em uma boa configuração. Não tem muito para onde ocorrer. Um bom servidor precisa estar equipado com bastante espaço de disco rígido, muita memória RAM disponível e um processador capaz de aguentar os processos aos quais a máquina será exigida.

Gerencie os recursos do servidor

Algumas aplicações podem estar mal codificadas ou desatualizadas e isso pode perfeitamente ser um dos motivos para lentidão do servidor. Pode ser que seja necessário verificar o código fonte e a arquitetura do banco de dados para saber com precisão onde se encontra o ponto crucial.

Um detalhe importante de se lembrar é que esse tipo de coisa geralmente é feita por uma equipe de TI. Se a sua empresa não tem uma, talvez seja a hora de pensar em terceirizar esse processo.

Refrigeração é imprescindível

O superaquecimento é um estado inevitável de qualquer máquina. E quando um computador aquece, por exemplo, muitos problemas podem ser ocasionados. Com os servidores não é diferente. Na realidade, máquinas servidoras tem uma tendência muito maior a aquecerem, pelo motivo de estarem centralizando tantos recursos e informações. E elas ainda têm a possibilidade de aquecerem mais que computadores normais.

Então, para evitar que peças derretam ou sejam danificadas por causa da alta temperatura, é importantíssimo que os servidores possuam um bom sistema de resfriamento externo.

Proteção contra vírus

Lentidão nos servidores também pode ser causada pela incidência de vírus. Neste caso, não há muito o que fazer, você precisa eliminar as ameaças urgentemente, antes que elas se espalhem e comecem a infectar outras áreas do servidor. Isso sem contar que possibilidade de estes malwares roubarem as suas informações.

Mas a questão é: como evitar que o servidor seja invadido por vírus? Essa uma questão bem fácil de ser resolvida. Basta investir em um bom sistema de antivírus. E não vale buscar soluções gratuitas para economizar dinheiro. Se estivermos falando de um ambiente empresarial é absolutamente inegociável que você contrate uma solução paga de proteção contra vírus.

Atualmente, os melhores mais bem avaliados são:

  • Kaspersky
  • Norton
  • McAfee
  • Bullguard
  • Panda

Desinstale programas e aplicações sem utilidade

Muitas vezes os computadores acabam acumulando uma série de aplicações que com o tempo se tornam completamente inúteis. Essas aplicações estão lá apenas para ocupar espaço e muitas vezes funcionando de fundo sem que você perceba, puxando memória. Neste caso é necessário que você faça uma limpa de todas as aplicações inúteis que estiverem instaladas no seu servidor e é bem provável que o desempenho aumento perceptivelmente.

Invista no backup em nuvem

Algo que também pode ajudar bastante na velocidade do seu servidor é o processo de backup. Quando feito manualmente pode ser um processo bastante oneroso, tanto para o seu tempo que estará sendo desperdiçado com algo que na prática não ajuda a ganhar dinheiro (apenas evitar que se perca), quanto para a execução do trabalho em si, pois muitas vezes o processo tem que ser feito durante horário de expediente. O processo de backup também é algo que pode atrapalhar no desempenho do servidor e deixá-lo lento.

Para resolver esse problema, no entanto, foi inventado o backup em nuvem. O processo de backup em nuvem é muito mais rápido; confiável e seguro. Seus arquivos estarão sendo copiados para uma HD online 24hr. Isso sem contar que o processo é automático assim que os arquivos são atualizados. Não perca tempo e nem força de processamento do seu servidor com backups manuais com isso.

Acompanhamentos e diagnósticos

E por último e talvez mais importante seja o acompanhamento em tempo real das condições do seu servidor. Isso é procedimento que geralmente é executado pela área de TI. Mas sua importância é ímpar.

Se você monitorar todas as ocorrências do seu servidor em tempo real e tiver relatórios a sua disposição para consulta, você conseguirá com estas informações se planejar melhor sobre qual rumo tomar, sobre quais medidas de segurança implementar e se preparar para evitar possíveis novas ocorrências.

Separamos esses artigos para você saber um pouco mais:

Para se aprofundar no assunto? Leia nosso artigo Como melhorar o desempenho do seu servidor do jeito certo

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais Facebook e LinkedIn para mais informações como essas.

Equipe Ciclum