Checklist – Como alcançar o fim da lentidão da rede

Checklist – Como alcançar o fim da lentidão da rede

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Então a rede da sua empresa está lenta e você não sabe o que fazer? Bem, existem muitos motivos para isso estar acontecendo. E é necessário sempre ficar de olho e acompanhar de perto para não deixar nenhuma situação anormal se desenrolar por muito tempo. Como você já deve saber, uma rede lenta pode acabar implicando em uma série de situações completamente incômodas que por sua vez, podem levar você a ter até prejuízos financeiros.

Justamente para ajudar você a lidar com essa situação, fizemos uma checklist que você pode seguir para verificar se não há algo que você já possa fazer de imediato para melhorar a lentidão que a sua rede esteja sofrendo. Veja os passos a seguir:

  • Cabeamento e equipamentos de qualidade são importantes
  • Atualizações sempre em dia, nada de ficar adiando
  • Antivírus é uma ferramenta importantíssima que não pode ser subestimada
  • Configurar sistemas de segurança tal qual proxys e firewall
  • Escolher senhas complexas e alterá-las com frequência
  • Backup diário e em nuvem
  • Servidor sempre monitorado para que seja possível prevenir e consertar erros

Cabeamento e equipamentos de qualidade são importantes

Não se pode deixar de levar em conta que para um servidor funcionar no ápice da sua potência ele precisa estar alocado em uma máquina que possua recursos que o ajude com eficiência em seus processos. Não negligencie periféricos e hardwares de uma melhor qualidade, mesmo que estes sejam mais caros. A verdade é que o preço que você economiza comprando algo inferior, futuramente se converterá em prejuízo pelas constantes substituições que precisarão ser feitas.

Atualizações sempre em dia, nada de ficar adiando

A função das atualizações não é testar a nossa paciência, por mais que algumas possam parecer. Na realidade elas servem para aprimorar os programas, aplicativos e o sistema operacional que utilizamos. E esse aprimoramento acontece não apenas nas funcionalidades e acessibilidades oferecidas, mas também na segurança. O principal motivo de se atualizar um programa é justamente para estar em dia com toda a parte técnica da sua segurança. As brechas de segurança que ele possivelmente tinham serão consertadas e ficará mais difícil de ele ser hackeado ou danificado por algo ou alguém malicioso.

Antivírus é uma ferramenta importantíssima que não pode ser subestimada

Se você quer garantir que a sua rede não fique lenta você precisa protegê-la contra invasões de hackers e vírus. E a melhor forma de fazer isso é tendo um bom antivírus pago. Sim, pago. Não vá achar que uma versão gratuita conseguirá proteger sua empresa, pois não vai.

Configurar sistemas de segurança tal qual proxys e firewall

Outra medida importantíssima de segurança que corrobora bastante para otimizar a velocidade da sua rede são as configurações do seu Proxy e do firewall, portanto não deixe isso para segundo plano. Principalmente o firewall.

Backup diário e em nuvem

Uma media importantíssima para otimizar ao máximo a velocidade da sua rede é com o seu processo de backup. Primeiramente, esqueça o backup físico em uma HD. Além de ser um processo lento, não é exatamente o processo mais seguro do mundo. Se você quer agilidade na sua rede, você precisa adquirir um sistema de backup em nuvem.

Backup em nuvem é uma solução moderna e bastante em voga atualmente. Basicamente significa que há um servidor completamente online e todas as informações do seu servidor físico são copiadas para ele. Fazer acarreta em uma série de benefícios como:

  • Maior segurança – as informações estarão guardadas em um local em que os hackers e vírus não poderão alcançar
  • Maior agilidade – o backup é feito imediatamente enquanto você estiver trabalhando, sem necessidade de parar o serviço ou adiá-lo para isso.
  • Maior flexibilidade – como o backup é feito em tempo real você não precisa parar as tarefas do servidor e o processo pode acontecer a qualquer momento do dia ou noite.

Servidor sempre monitorado para que seja possível prevenir e consertar erros

E agora o item mais importante da lista, que é o que realmente vai garantir a você que a sua rede não fique lenta novamente. Monitoramento. E não apenas do estado da sua rede em tempo real, mas também dos seus computadores.

Se você tiver uma boa equipe TI eles provavelmente já fazem isso, caso contrário, não perca tempo em arranjar uma solução nesse sentido. Apenas com o monitoramento das ocorrências da sua rede, servidor e computadores que você conseguirá traçar planos e estratégias de melhoria. Se algum erro aconteceu no passado que atrasou todos os trabalhos, agora você sabe e pode perfeitamente se prevenir para que isso não venha mais a ocorrer.

E isso vale também para o estado dos computadores. Quando uma determinada peça estiver dando problema, com o monitoramente em tempo real você saberá. E assim poderá já se planejar para substituí-la se for o caso.

Aprenda com os seus erros e melhore. Esse é o objetivo do monitoramento.

Você pode gostar de:

Quer se aprofundar um pouco mais? leia nosso artigo 8 cuidados que sua empresa deve ter para melhorar o desempenho do servidor

E aí? Gostou do checklist? Encontrou algum ponto que você estava deixando passar? Deixe seus comentários aqui embaixo e compartilha sua experiência conosco. Continue nos acompanhando nas redes sociais Facebook e LinkedIn para mais conteúdo desse tipo.

Equipe Ciclum