Checklist: Como melhorar a velocidade do seu servidor

Checklist: Como melhorar a velocidade do seu servidor

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

O servidor é o computador ou o software central de maior importância para a operação da empresa, acumulando uma gama de funções imprescindíveis. Muitas vezes, inclusive, as empresas são completamente dependentes de um servidor, tanto que se este se encontrar fora do ar, ou em período de manutenção, a empresa basicamente se tornará ociosa e isso consequentemente acarretará em perda de faturamento.

Tendo dito isso, não seria de surpreender a relevância que existe em sempre buscar a melhor forma disponível de incrementar o desempenho do servidor que você esteja utilizando. Um servidor que desempenhe bem a sua função será capaz gerar uma otimização muito bem-vinda a todos os processos inerentes e dependentes dele. E isso, por sua vez, converte-se em agilidade e eficiência.

Ao passo que um servidor descuidado não só poderá acarretar em uma queda de desempenho geral, como também em situações muito mais periclitantes.

Bem, veja agora um pequeno checklist de coisas que você precisa fazer para melhorar a velocidade do seu servidor.

  • Investimento em memória RAM e HDD
  • Atualização do seu sistema operacional
  • Faça diagnósticos periódicas da rede
  • Otimização do processo de backup
  1. Investimento em memória RAM e HDD

Um servidor bem otimizado precisa possuir uma HD com um espaço disponível bem grande para ser capaz de armazenar todas as informações importantes ou não, documentação que tenha sido produzida ou que seja pertinente à empresa. E de qualquer é sempre bom lembrar que o investimento tem que ser feito em uma HD de boa qualidade.

O que acontece é que qualquer Hardware de uma marca desconhecida não possui a mesma garantia das marcas mais fortes e presentes no mercado. E por mais que ma alternativa mais barata possa ajudar nas finanças em um curto prazo, isso pode perfeitamente acabar se tornando um problema no futuro, inclusive com dispêndios financeiros que talvez pudessem ter sido evitados.

A memória RAM por sua vez vem em seguida. A sua função no caso é a de ler arquivos temporários de forma aleatória e da maneira mais rápida possível. Em outras palavras, quanto mais memória RAM for disponibilizada para a máquina na qual o seu servidor está instalado, maior será o seu desempenho geral.

  1. Atualize seu sistema operacional

Manter o seu sistema operacional atualizado com as últimas atualizações é algo de uma importância ímpar. O seu sistema operacional precisa estar seguro e preparado contra possíveis invasões. Seja com novos mecanismos de segurança ou até mesmo algum conserto em seu código-fonte que o faz vulnerável anteriormente.

Um sistema operacional que esteja em dia com as suas atualizações terá uma segurança muito mais aprimorada. E segurança também significa agilidade, você sabe, não é? Uma maquina e um servidor que estejam seguros não irá perder tempo, memória e recursos tentando expurgar as pragas que a infectam. Ou melhor, não terão os seus recursos infectados com pragas que o tornarão lento durante os processos.

Em outras palavras, não cancele e nem adie por muito tempo as atualizações de segurança do seu sistema operacional.

  1. Faça diagnósticos periódicos na rede e na situação dos computadores

Uma forma bem eficaz de aprimorar o desempenho do seu servidor é fazendo diagnósticos periódicos tanto na sua rede quanto nos próprios computadores. Se você ficar de olho na situação da sua rede de internet e das suas máquinas você saberá quais são as urgências que você precisa resolver para otimizar a qualidade geral dos processos.

Se você tiver um relatório mostrando a linha do tempo de as ocorrências da sua rede ou dos computadores, você conseguirá até prever problemas futuros. O histórico de ocorrências é uma ferramenta muito relevante para se criar estratégias para proteger tanto o seu servidor quanto o seus computadores e a sua rede. E quanto todas estas coisas estão protegidas, o ganho é no desempenho e principalmente na velocidade.

  1. Otimização do processo de backup

E talvez uma das dicas mais fundamentais para ajudá-lo a ter um maior acréscimo de velocidade para o seu servidor é em relação ao processo de backup.

Antes de tudo, não pense você que se livrar do backup é a melhor solução para se adquirir agilidade. Nem considere isso. Se você não quer ter um backup, é mais fácil nem ter um servidor. Mas levando em consideração que você tem um servidor, o que você deve fazer é arranjar uma forma de melhorar essa etapa do trabalho que é tão importante.

Atualmente, a melhor solução de backup para o servidor é o “backup em nuvem”, ou seja, os dados são copiados para um servidor online. E quais são as vantagens disso e porque isso tornaria meu servidor mais rápido?

O ponto principal do backup em nuvem é que você conseguirá obter muito mais segurança para o seu servidor, pois os dados estarão armazenados em um local não físico, ou seja, de acesso extremamente restrito. E não apenas isso. Essa transferência de dados acontece em tempo real.

Explicando: no momento em que uma alteração for feita em algum arquivo, programa ou aplicativo que esteja instalado no servidor, ela automaticamente será salva. Fazendo com que você economize um tempo bastante valioso que você estaria gastando para fazer o processo manualmente.

Confira esses dois artigos que separamos para você se aprofundar no asssunto:

E aí, gostou desse checklist? Já seguiu esses passos? Continue nos acompanhando no Facebook e LinkeIn para mais informações.

Equipe Ciclum