Como evitar insatisfação dos colaboradores por causa do desempenho da rede

Como evitar insatisfação dos colaboradores por causa do desempenho da rede

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Um ambiente de trabalho é um local, geralmente fechado e delimitado (a menos que você trabalhe em casa), no qual várias pessoas se reúnem para trabalharem juntas. E, portanto, irão interagir entre si de forma construtiva ou não. Às vezes elas ficam mais da metade de seu dia nesse lugar compartilhando suas vidas. E com tanta aproximação, é natural que, relacionamentos e conflitos acabem aflorando. E esse tipo de situação pode perfeitamente acabar criando um ambiente de insatisfação.

Mas é necessário fazer uma delineação. Existe muita diferença entre um ambiente de trabalho insatisfeito, em detrimento ao relacionamento interpessoal das pessoas que o preenche e, por outro lado, um ambiente insatisfeito, por causa das ferramentas de trabalho, que são oferecidas. E sim, isso pode, acontecer e acontece de forma até bastante frequente. E você certamente não irá querer passar por isso na sua empresa.

De toda forma, o foco deste texto, é a respeito de uma “ferramenta” específica e absolutamente indispensável para a confecção do trabalho. Essa ferramenta é a rede. Em outras palavras a internet. E quando um ambiente de trabalho tem problemas com o desempenho de sua rede, pode apostar que a insatisfação dos funcionários não só será grande, como também acabará gerando muito mais problemas.

Funcionários insatisfeitos com o desempenho da rede

Primeiramente, é preciso compreender, que hoje em dia, o trabalho de uma empresa depende quase exclusivamente de a sua conexão de internet. Inúmeras ferramentas se encontram apenas online. Muitas vezes, até o próprio servidor internet, está alocando em uma nuvem. E é por isso que ter uma boa conexão de rede é essencial para execução do trabalho de forma eficiente.

Se a rede do seu empreendimento não tiver um bom desempenho tudo o que seus colaboradores tentarem fazer se tornará portanto muito mais complicado, lento e difícil. Pense na seguinte situação: você contrata alguém para martelar pregos e diz a essa pessoa que você lhe oferecerá um martelo.

No entanto, o martelo, que você dá a pessoa está sem cabeça, sendo apenas um pequeno pedaço de madeira circular. Como essa pessoa irá se sentir? Insatisfeita e frustrada.

Insatisfeita e frustrada por não conseguir executar o trabalho pelo qual ela foi contratada e, por isso, está sendo paga para fazer. E o pior disso tudo é que, quem realmente vai sentir as consequências disso é a pessoa que fez a contratação e está procurando essa mão de obra, pois, ela está gastando dinheiro e não está obtendo resultado. E a culpa não do funcionário.

Uma rede lenta funciona com a mesma lógica. Lentidão na conexão significa que todos os processos serão atrasados, levando assim, muito mais tempo que o necessário para serem concluídos.

Arquivos que deveriam ser transferidos com rapidez irão demorar. Relatórios, que precisariam ser gerados de um site, irão custar a serem confeccionados. Sites que precisam ser acessados e até mesmo aplicações inteiramente na rede.

Se o funcionário, perde muito mais tempo que o necessário, para fazer essas coisas ele, com certeza, se sentirá insatisfeito com as condições de trabalho. E insatisfação ocasiona uma série de sentimentos ruins que podem acabar gerando erros, má-vontade e, até, a eventual partida do colaborador. E, muitas vezes, sendo esse colaborador alguém realmente competente. Você quer perder funcionários competentes, simplesmente porque eles não conseguem trabalhar?

Como melhorar o desempenho da rede

Existem muitas formas de melhorar o desempenho da rede, veja algumas:

  • Invista em velocidade – uma rede compartilhada entre várias pessoas precisa de uma boa largura de banda e, é por isso, que mais Mbps são essenciais.
  • Mantenha as atualizações em dia – todas as atualizações de programas, aplicações, hardware, software e de segurança precisam estar em dia para que não ocasionem lentidões desnecessárias.
  • Otimize o seu roteador – muitas vezes o problema pode estar no roteador da sua empresa que não possui força necessária para distribuir a internet de forma satisfatória a todos que estão acessando-a.
  • Se proteja contra invasões – é imprescindível que os computadores e servidores estejam protegidos contra ameaças online, pois, elas não só podem causar problemas a rede causando uma sobrecarga, como ainda é possível que roube seus dados.
  • Limite a quantidade acessos simultâneos – outro problema comum é quando existem muitos aparelhos se conectando ao mesmo tempo. Se não for possível aumentar a velocidade da banda, desconecte alguns desses aparelhos para aperfeiçoar a velocidade.

Invista em uma conexão de rede melhor e obtenha mais desempenho

E, em um ambiente, em que os colaboradores não sejam capazes de executar suas tarefas corretamente porque o desempenho da rede atrasa o serviço, as chances de eles se sentirem insatisfeitos cresce consideravelmente.

Um colaborador insatisfeito tende a se tornar estressado, menos produtivo e mais propenso a cometer deslizes. Também não é possível adivinhar o que um funcionário insatisfeito fará. Pode ser que ele desconte a insatisfação em seus colegas, o que não é nada saudável.

Um funcionário insatisfeito contagiará o outro e logo todo o ambiente estará contaminado de insatisfação e estresse. Insatisfação e estresse simplesmente por não estarem conseguindo trabalhar como gostariam e poderiam.

Por isso, ter uma rede estável e rápida, é essencial para se trabalhar com desenvoltura. Se você é o gestor ou administrador da sua empresa invista em uma rede com maior desempenho. Trabalhe para melhorá-la ou consertá-la. Seus funcionários, seus clientes e o seu serviço agradecem.

Você também pode gostar desses assuntos

Quer saber mais? Leia nosso artigo: 8 dicas sobre como evitar servidor lento

Gostou desse artigo? Acompanhe a Ciclum nas redes sociais Facebook e LinkedIn e fique por dentro das novidades do nosso blog.

Equipe Ciclum