Estresse no trabalho por causa da lentidão na rede: a verdade que ninguém nunca lhe contou

Estresse no trabalho por causa da lentidão na rede: a verdade que ninguém nunca lhe contou

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

O ambiente de trabalho é um local muito propenso a interações sociais, sejam estas, positivas ou negativas. E em um ambiente fechado, onde tantas pessoas, podem chegar a passar mais da metade do seu dia juntas, caso não haja alguma forma de amenizar as tensões, situações incomodas podem acabar ocorrendo. E estamos falando aqui desde desentendimentos pessoais, como um funcionário não indo com a cara do outro, até a situações mais graves como conflitos que são tão fortes que afetam até a produtividade do trabalho.

Mas, a realidade é que o ser humano quando está ao lado de outros seres humanos em um local fechado, sempre se sentirá em uma espécie de panela de pressão. É necessário haver formas de aliviar todo esse gás acumulado. Agora, se mesmo em um ambiente favorável, confusões podem emergir, imagine se o ambiente também não colabora? E é sobre isso que esse texto irá discorrer sobre. Mais especificamente a respeito de uma situação que pode causar grande estresse aos colaboradores: lentidão na rede.

O que é uma rede lenta?

Uma rede lenta diz respeito a, literalmente, a capacidade e velocidade de navegação na internet, independente dos fins. Sejam eles para pesquisas ou para utilização de programas e aplicativos online.

Hoje em dia, inclusive, muitas aplicações estão migrando 100% para um formato em nuvem. Ou seja, funcionando a partir de um servidor externo que deve ser acessado por um site usando navegadores e a internet. Em resumo: quanto mais estável, rápida e poderosa for a sua conexão, com mais precisão e agilidade você conseguirá trabalhar.

Precisão e agilidade, por sua vez, são as palavras chave. Acessar aplicações online usando uma internet lenta pode ocasionar diversas situações incomodas e, até mesmo problemas de fato. Alguns gargalos que uma conexão lenta pode gerar no trabalho:

  • Não carregamento de páginas ou sites
  • Carregamento de páginas ou sites de forma incompleta
  • Processos em aplicações online não se completarem
  • Erro no input de informações pelo fato de estas demorarem demais para serem adicionadas
  • Atraso no processamento de relatórios ou entrega de serviços

Entedendo a velocidade da rede

Os dois principais responsáveis pela velocidade da conexão são a latência e a largura de banda. A latência é o tempo que leva para uma informação ser transmitida pela conexão. Ou seja, quanto maior for a sua latência, mais tempo irá levar para as informações serem transmitidas de um lado para o outro. A unidade de medida da latência é MS (milissegundos).

Existe algumas umas taxas de latência que são consideradas as ideais para cada tipo de internet que se utilize. São elas:

  • Fibra óptica: 12-20 ms
  • Internet cabeada: 15-34 ms
  • DSL: 25-80 ms
  • Internet via satélite: 594-612 ms

Essas medidas são as esperadas para cada uma dos tipos de conexão. No entanto, sempre pode ocorrer uma coisa chamada lag. Em outras palavras, uma espécie de retardamento na velocidade da conexão que é o que faz com que a lentidão ocorra e as taxas de milissegundos subam exponencialmente.

Mas também há a questão da largura de banda. Pense na largura de banda como um canudo. Quanto mais grosso for esse canudo, mais líquido você será capaz de sugar de uma vez só e, portanto, mais rapidamente você irá esvaziar o copo. A unidade de medida que utilizamos para calcular o tamanho desse canudo, ou melhor, da largura da banda é o Mbps (Megabits por segundo). Por enquanto, é claro.

Isso tem que ser dito porque em algum momento no futuro não estaremos mais transmitindo megabits e sim gigabits. Quem sabe até cheguemos aos terabits por segundo. Mas essa não é o ponto.

A verdade é que quanto maior for a largura da banda mais informações ao mesmo tempo a sua internet será capaz de transmitir. E quanto mais informações ao mesmo tempo ela for capaz de transmitir, mais veloz ela conseguirá trabalhar.

Fatores que podem contribuir para lentidão da rede

  • Largura de banda baixa – quanto maior for a largura da banda, mais velocidade haverá disponível.
  • Roteador insuficientemente potente – às vezes o problema é o roteador que não é forte o suficiente para compartilhar a internet entre todos.
  • Malwaresé sempre imprescindível que a sua rede esteja assegurada contra invasões de hackers com algum antivírus e medidas de segurança bem estabelecidas.
  • Muitos dispositivos wireless conectados ao mesmo tempo – se a banda larga for baixa ou o roteador não for potente o suficiente, quando muitos dispositivos estiverem acessando ao mesmo tempo lentidão será inevitável.

O estresse no trabalho

E em um ambiente de trabalho em que os funcionários não consigam trabalhar corretamente porque a lentidão da rede atrasa tudo que estão fazendo, as chances de eles se estressarem aumentam consideravelmente. E um funcionário estressado tende a se tornar insatisfeito, menos produtivo e mais propenso a cometer erros. Também não é possível saber quais serão as reações de um funcionário estressado. Pode ser que ele desconte em seus colegas e isso, por sua vez, apenas escala ainda mais o problema.

Um funcionário estressado contagiará o outro e logo todo o ambiente estará contaminado de estresse e insatisfação. Estresse e insatisfação por simplesmente não estarem conseguindo trabalhar corretamente. E não é preciso mencionar que um ambiente desconfortável pode ser o pontapé inicial para desencadear uma série de outros problemas, não é? E o estresse que começou com os funcionários, logo se alastrará para os administradores e chefes quando os dispêndios financeiros desnecessários começarem a aparecer.

Ter uma rede estável e rápida é essencial para se trabalhar com eficiência. Se você é o gestor ou administrador da sua empresa jamais faça pouco caso disso. Investe em uma boa conexão e você verá que tudo vai fluir com muito mais agilidade e paz.

Leia também:

Quer se aprofundar um pouco mais veja o nosso artigo: Checklist – Como alcançar o fim da lentidão da rede

Quer complementar este artigo com as suas próprias experiências em evitar o stress cuidando bem da sua rede? Então, deixe um comentário, logo abaixo, e ajude-nos a ampliar a discussão sobre um assunto que é de interesse de todo tipo de empreendedor e profissionais do setor!

Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo como esse. Nos acompanhe em nossa rede social Facebook e Linkedin

Equipe Ciclum