O que eu gostaria de saber sobre internet lenta e ninguém nunca me falou

O que eu gostaria de saber sobre internet lenta e ninguém nunca me falou

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

A lentidão da internet é um problema que assola a todos os usuários, mesmo aqueles que, teoricamente tem uma boa conexão, também podem sofrer com eventuais gargalos. Existem muitos fatores que precisam ser considerados e muitas vezes não são quando estamos falando da velocidade da conexão com a internet. Fatores físicos e fatores lógicos. Hardware e software. Muitas pessoas não sabem dessas coisas, mas, acreditam que é apenas uma questão de comprar um pacote com uma velocidade maior. Mas não é.

Neste artigo explicarei algumas coisas que eu gostaria que alguém tivesse me dito sobre velocidade de internet e o porquê ela fica lenta. Coisas que nunca me disseram quando eu precisava saber. Leia com atenção e quem sabe você não aprende algo que poderá utilizar na sua rede doméstica ou profissional.

Velocidade não é tudo, mas faz parte

Em se tratando de uma boa conexão com a internet, muitas pessoas acreditam que apenas ter bastante Mbps (Megabits por segundo) disponíveis é o necessário para que a internet tenha uma boa conexão e funcione de maneira rápida e eficiente. Não é, contudo, isso não significa que uma boa largura de banda não possa fazer a diferença.

A verdade é que quanto maior for a sua largura de banda mais informações a sua internet será capaz de transmitir ao mesmo tempo. Ou seja, em um ambiente de trabalho com vários colaboradores que acessam a internet, é imprescindível que você tenha bastante velocidade disponível para que ser compartilhada com todos que estiverem acessando.

É claro que quantidade de velocidade que a sua empresa ou você irá necessitar é algo que deve sofrer constante escrutínio. Quanto mais colaboradores estiverem se conectando a internet, mais velocidade você irá precisar, portanto é algo que precisa ser constantemente otimizado para suprir as necessidades da empresa.

A situação inversa também é precisa ser analisada. Ter internet demais, velocidade demais disponível para poucos usuários. Por que isso é ruim? Porque dificilmente a banda toda será utilizada o que basicamente significa que há dinheiro sendo jogado fora. Mas isso é uma questão de administração.

O tamanho do cabo importa se você estiver em um ambiente compartilhado de trabalho

Antes de tudo é preciso deixar claro que dentro da sua casa, no seu quarto, o cumprimento do cabo pouco faz diferença. Mas em um escritório ou em uma grande empresa esse detalhe pode sim acabar ocasionando lentidões na transmissão das informações. Todavia, acredita-se que apenas cumprimentos maiores que 100 metros realmente podem acabar causando atraso perceptível na transmissão das informações.

Em um ambiente de trabalho é bom misturar cabos com conexão wifi

Embora as redes wireless sejam muito mais fáceis de ser configuradas isso não significa que elas sejam as melhores quando falamos em puro desempenho. Mas não que elas sejam ruins, apenas apresentam algumas limitações como qualquer solução tecnológica tem. Tanto que não é incomum que algumas pessoas acabem mudando de conexão sem fio para uma cabeada na intenção de obter um melhor desempenho.

Desabilite a limitação de largura de banda

A limitação de largura de banda é um mecanismo um pouco controverso que foi criado no Microsoft  Windows Vista e 7, seguindo até o 10. Isso faz com que o sistema operacional de prioridade a aplicações multimídia, comprometendo o desempenho da rede como um todo, sobretudo na transferência de arquivos. No Windows 10 essa limitação é de 80%. Os outros 20% fica reservado para o sistema operacional.

Por sorte, é possível configurar o recurso fazendo algumas alterações no editor de registro do windows:

  • Acesse o Editor de Registros do seu Windows 7 ou 10;
  • Procure pela entrada HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile;
  • Em seguida, procure pela entrada NetworkThrottlingIndex;
  • Desligue a funcionalidade mudando o valor dessa chave para FFFFFFFF.

Essa dica é muito interessante e relativamente pouco conhecida. E convenhamos que 20% a mais de velocidade de internet é algo que sempre pode nos ajudar. Você não concorda?

Encontre o local ideal para o roteador

Outra coisa que não saem falando por ai é que o local onde o roteador ficará instalado também é de suma importância. Se ele ficar em uma localização ruim o sinal não conseguirá ser retransmitindo de forma eficiente para todos os pontos os quais ele deveria ser transmitido, o que logicamente ocasionará lentidão.O melhor local para se instalar um roteador é em um ponto central, pois assim ele conseguirá distribuir o sinal de maneira uniforme.

Em outras palavras, não adianta nada você instalar o roteador na sala de reuniões e esperar que o sinal alcance a sala do chefe no andar superior. Ou se for na sua casa, da sala para o quarto de visitas no andar de cima. O sinal invariavelmente enfraquece com a distância e com os obstáculos no caminho, como paredes, móveis e objetos. E isso precisa ser levado em consideração.

Leia também:

Para você que quer se aprofundar separamos o artigo Tudo que você precisa saber sobre desempenho do servidor

Gostou das dicas do artigo? Alguma delas foi útil para você? Continue acompanhando o nosso blog nossas redes sociais Facebook e LinkedIn para mais assuntos desse tipo.

Equipe Ciclum