Tudo que você precisa saber sobre desempenho do servidor

Tudo que você precisa saber sobre desempenho do servidor

fevereiro 17, 2020 0 Por Consultoria Ciclum

Atualmente vivemos em um tempo em que é quase impossível trabalhar sem estar acessando a internet e consequentemente um servidor. Empresas, desde as mega corporações até as pequenas, são completamente dependentes de um servidor, seja um servidor online ou um físico no próprio estabelecimento. Todas as informações da empresa ficam armazenadas em um servidor, e justamente por isso que se o servidor não for bem cuidado ou otimizado, o seu desempenho certamente irá deixar a desejar.

E um servidor que não esteja com um bom desempenho pode causar uma série de situações incomodas que inevitavelmente irão afetar a execução dos trabalhos diários e possivelmente até causar prejuízos financeiros.

Se você não quer passar por esse tipo de situação, veja agora tudo que você precisa saber sobre desempenho do servidor.

O servidor é uma máquina que precisa estar bem equipada

Assim, como qualquer outro computador, o servidor físico também é uma máquina que precisa ter um bom hardware para funcionar de maneira correta. Na realidade, é essencial, que o servidor tenha um hardware muito mais bem aprimorado que o de qualquer outra máquina do seu local de trabalho.

As funções que o servidor assume são as de transmitir e armazenar todas as informações da empresa. Todos os dados que a empresa produz e recebe, seja de clientes, dos funcionários ou de fornecedores, ficam armazenados no servidor. Todo o trabalho que é executado e produzido pela empresa é guardado no servidor.

Muitos programas e aplicações que a empresa utiliza, se não todos, ficam instalados no servidor para que assim estes sejam distribuídos para o restante da empresa. Isso acontece para facilitar a logística e ganhar tempo. E não apenas isso, mas como todas as coisas pertinentes a empresa está armazenada em um local só, o acesso a elas é facilitado, aumentando a acessibilidade e também a segurança.

E é justamente por isso que, se comparado a um computador normal, o servidor precisa ser muito mais potente. E para aperfeiçoar essa potência, a máquina precisará estar sempre atualizada no que diz respeito a:

  • Quantidade de espaço no disco rígido (HD)
  • Quantidade disponível de memória RAM
  • Potência do processador
  • Segurança física e lógica

O servidor precisa estar protegido contra ameaças virtuais

Uma das formas mais eficientes de se garantir que o seu servidor permaneça com um bom desempenho é protegendo-o de ameaças virtuais como hackers e vírus. E existem muitas formas de fazer isso. As mais conhecidas são a utilização de programas de antivírus e backup diário.

Quando um servidor é infectado ele pode acabar sendo danificado. Tanto quanto as suas configurações quanto os seus componentes físicos. A verdade é que o estrago que os vírus podem causar são incontáveis e variados. Alguns inclusive vão agir como uma espécie de sanguessuga, roubando as informações da empresa ao mesmo tempo em que deixa o servidor lento.

Um servidor infectado inclusive vai trabalhar de forma mais lenta, alongando-se desnecessariamente em seus processos. E depois ainda haverá o tempo gasto em remediar a situação, seja para expurgar o vírus ou recuperar informações perdidas.

A proteção contra ameaças físicas também é importante

E sendo o computador a máquina mais importante da sua empresa ele não pode ser acessado por qualquer pessoa. Primeiramente, o servidor tem que estar localizado em lugar onde apenas pessoas autorizadas tenham acesso. Nunca se sabe o que um colaborador mal intencionado, ou até mesmo um completo estranho que teve acesso às instalações da empresa, não poderia fazer ao ver o servidor da empresa em um local de fácil acesso.

Monitoramento constante é a chave do sucesso

E por último, a melhor maneira de compreender como o seu servidor está desempenhando é fazendo um monitoramente constante do seu status. Há muitas ferramentas para se fazer isso, mas geralmente a melhor forma é usando uma equipe de TI especializada. Inclusive, hoje em dia é bastante comum que a área de TI seja completamente terceirizada da empresa.

A importância do monitoramento é para se criar relatórios que indiquem como está a saúde da sua máquina. Caso aconteça alguma ocorrência esses relatórios irão indicar o que houve. Ocorrências que podem variar entre coisas como:

  • Desligamentos incorretos
  • Sobrecarga de CPU
  • Oscilação de energia
  • Superaquecimento
  • Infecção de vírus
  • Condição de vida de cada componente como disco rígido, memória RAM e etc.

E se você souber dessas em coisas ficará muito mais fácil para você se planejar no futuro para prevenir que alguma coisa mais grave venha a acontecer novamente. Informação é poder e quanto melhor informado você estiver sobre estado do seu servidor e máquinas em geral, mais eficazmente você conseguirá se planejar.

Para saber mais: 8 cuidados que sua empresa deve ter para melhorar o desempenho do servidor

Separamos um artigos para você se aprofundar: Tudo o que você precisa saber sobre servidores Linux

E ai? Gostou das informações deste artigo? Aprendeu sobre desempenho do servidor? Se quiser mais informações úteis e relevantes não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais Facebook e LinkedIn.

Mais conteúdo relevante a caminho.

Equipe Ciclum